sexta-feira, 27 de julho de 2012

À BUSCA DO TERRITÓRIO


À BUSCA DO TERRITÓRIO OU DONDE VEM O SOM.


Faixa etária: dos 6 aos 14 anos.
Número de participantes: Variável (de acordo com o n° de alunos e o espaço físico disponível)
Duração: De 5 a 10 minutos
Proposta Pedagógica:
  • Língua Portuguesa - oralidade (produção de frases/textos, relacionados com os nomes utilizados no jogo).
  • Matemática – as quatro operações, números ordinais, comparação de números … a partir do n° de elementos de cada grupo.
  • Expressão Musical – Sons vocais (timbre, capacidade expressiva da voz, localização do som, imitação e reconhecimento de vozes dos animais, etc.)
  • Ciências Integradas – Tema - Animais.
  • Expressão Física-Motora – Lateralidade, noção de espaço...
  • Expressão Plástica – Desenho e pintura, modelagem, recorte e colagem...

OBS: O jogo pode servir de um tema gerador para trabalhar as diferentes áreas de forma integrada.

Materiais/ recursos: Venda para os olhos, cartão de identificação.
Objetivos:
  • Imitar vozes dos animais;
  • Reconhecer vozes do animais;
  • Encontrar o seu território a partir da localização do som.

Procedimentos:
Antes do jogo:
  • -- Motivação dos alunos para o jogo;
  • Preparação do espaço de forma a evitar que haja acidentes e permitir maior mobilidade dos alunos durante o jogo;
  • Formação dos grupos com a respectiva identificação dos elementos e dos chefes;
  • Explicação das regras do jogo e os cuidados que os alunos devem ter durante o jogo;
Durante o jogo:
  • Os alunos de olhos vendados ficam espalhados no centro do espaço;
  • Os chefes de cada grupo ocupam cada um o seu território e começa a imitar a voz do animal que representa de forma repetitiva;
  • Os elementos de cada grupo, de olhos vendados, têm de localizar o seu território, seguindo o som do animal que o seu grupo representa;
  • Se um grupo conseguir reunir todos os elementos no seu território ante do tempo estipulado,o jogo termina e este será o vencedor;
  • Caso nenhum dos grupos conseguir reunir todos os elementos dentro do tempo estipulado, vence aquele que tiver maior número de elementos no seu território.
Após o jogo:
  • Após o jogo, o professor reúne os alunos em círculo, para comentários finais.
  • A partir dos comentários feitos, o professor pode introduzir questões relacionadas com o conteúdo da área disciplinar que pretende trabalhar a seguir.
Sugestões/ variantes:
O jogo pode ser adaptado para cada área disciplinar de acordo com alguns exemplos:
  • Língua Portuguesa- Formar território com classes de palavras(adjetivos, substantivos, verbos , pronomes...)
  • Ciência Integradas – Formar território com classe de animais( alimentação, revestimento do corpo, locomoção, habitat...)
  • Matemática - Formar território com figuras geométricas, para classes iniciais, comparação de números, divisores e múltiplos de números...)
Obs: O jogo pode ser adaptado a todas as classes, aumentando o grau de complexidade de acordo com o ano de estudo. 
Turma AGrupo: 
Ângela Paulo                                      
Euclides Cabral
Manuel Gonçalves

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