sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brincadeira: Jogo da Memória


Memória (Corrente)



Faixa etária: de 6 a 12 anos



Número de participantes: a partir de 5


Duração: 5 a 10 minutos, de acordo com o número de participantes.



Objetivos pedagógicos:
  • Revisar e introduzir novos conteúdos em diferentes áreas disciplinares (Língua 


    Portuguesa; Matemática; Ciências Integradas e Expressões) exemplo: objetos, 


    animais, frutas, países, números entre outros.

Objetivo do jogo:
  • Repetir as palavras pronunciadas pelos alunos antecedentes, respeitando a ordem 


    pela qual foram pronunciadas, acrescentando mais uma da mesma categoria;

Procedimentos: O professor escolhe uma categoria, iniciando com uma frase: “Eu fui ao 


supermercado e comprei arroz.”
 

O aluno a seguir diz: “Eu fui ao supermercado e comprei arroz e óleo.”
 

Assim sucessivamente, até chegar ao último participante.




Após o jogo: Reflexão sobre o jogo

 
Sugestões/ variantes:


 
Categoria: animais
 

Eu tenho uma cabra.
 

Eu tenho uma cabra e uma vaca.
 

Eu tenho uma cabra, uma vaca e um porco...

 
Categoria: países
 

Eu fui a Portugal.
 

Eu fui a Portugal e França.
 

Eu fui a Portugal, França e Brasil...




Nenhum comentário:

Postar um comentário