sábado, 28 de julho de 2012

Feche a Caixa


Faixa etária:
Este jogo é recomendado para turmas que ainda não dominam cálculos simples de memória e deve ser jogado com certa frequência para reforçar os cálculos de adição.

Números de participantes: três jogadores por turno

Duração do jogo:
Varia de acordo com a quantidade de alunos que irão jogar. Em média, dura 30 minutos.

Objetivos Pedagógicos:
ü  Diagnosticar o conhecimento dos alunos para sistematizar alguns conteúdos construídos através de cálculos envolvendo a operação de adição.
ü  Observar se os alunos utilizam os cálculos que conhecem de memória para resolver outros que eles não conhecem.

Materiais:
2 dados, 1 tabuleiro, com casas numeradas de 1 a 9,  tampinhas de garrafa pet que serão utilizadas para fechar cada caixa.


Objetivos do jogo: utilizar os resultados dos dados para tentar fechar o maior número possível de caixas.

Procedimentos:
ü  Nesse jogo, cada jogador, a sua vez, joga 2 dados. Com todos os números expostos, o jogador fecha as caixas a partir dos números obtidos.
ü  Outra possibilidade é o jogador lançar os dados e somar os números que aparecerem e fechar a caixa com o valor do total conseguido.
ü  Quando as caixas 7, 8 e 9 forem fechadas, joga-se apenas com um dado.
ü  O jogador deve jogar sucessivamente os dados, repetindo o procedimento, até o total de pontos não permitir fechar mais nenhuma caixa. Quando todas as caixas estiverem fechadas ou quando os pontos não permitirem fechar mais nenhuma caixa, abrem-se novamente as caixas para a próxima jogada.
ü  Para saber dos pontos alcançados na sua jogada, o jogador deverá somar os valores das caixas que continuam abertas e subtrair de 45 (somatório dos valores de todas as caixas, de 1 a 9).

Antes do jogo:
Apresentar as regras do jogo

Durante o jogo:
Registrar os cálculos

Após o jogo:
Retomar as estratégias utilizadas pelos alunos que permitiram fechar as caixas


Sugestões:
Proponha situações-problema, “congelando” algum momento da partida. Utilize o resultado dos dados para discutir com a classe as diversas opções de caixas que podem ser fechadas. Anote todas as combinações possíveis em um cartaz e fixe-o na sala: a consulta constante vai ajudar os pequenos na memorização dos resultados. Observe as estratégias usadas pelas crianças para calcular os pontos que fizeram ao terminar a rodada e incentive-as a fazer o registro desse cálculo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário