sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vai à Pesca


Vai à Pesca

Faixa etária: 6 a 13 anos

Número de participantes: 2 a 4 alunos por cada ronda do jogo

Duração: 45 minutos

Objetivos pedagógicos:
  • Aprender de forma descontraída
  • Diagnosticar as dificuldades dos alunos para posterior reforço das aprendizagens
  • Estimular nos alunos o fair-play e o espírito competitivo
  • Desenvolver a capacidade de comunicação (oral e escrita)
  • Reforçar as aprendizagens nos vários domínios
  • Desenvolver a capacidade de observação cuidada e raciocínio
  • Levar os alunos a: diferenciar letras e números,palavras, sílabas e imagens; classificar as palavras quanto à morfologia; identificar os sinais matemáticos.


Materiais/recursos: fichas de cartolina com palavras, números, letras, sílabas, sinais matemáticos, etc.

Objetivo do jogo: pescar corretamente na categoria anunciada, pescando o maior número de 'peixes' possível.

Procedimentos

Antes do jogo:
Preparar os materiais:
  • fichas com palavras, letras, números, sinais matemáticos, imagens, sílabas, nome das categorias, escritas do nome dos números;
  • cestos para depositar as palavras pescadas.

Montar o cenário do jogo (conforme as fotos abaixo):



 

 Apresentar o jogo
Explicar as regras e a finalidade do jogo aos alunos
Formar as equipas que vão jogar

Durante o jogo:
O professor acompanha e orienta o jogo mediante as regras estabelecidas;faz as anotações pertinentes (registra as dificuldades dos alunos, incentiva os que atingiram os objetivos traçados, encoraja os que apresentaram maiores dificuldades a não desistirem...)


Como se joga:
Em grupos os alunos vão à pesca, de acordo com a proposta lançada pelo professor, durante cinco minutos, podendo trocar de posição com o colega do grupo, conforme o quadro abaixo:



Nomes/Jogadores
Categorias/mares
Letras
Sílabas
Adjetivos
Números
Márcia
X



Paulo

X


Iolando



X
Sónia


X



Na segunda rodada a Márcia que antes pescou no mar das letras, pode pescar no mar dos números, sílabas ou adjetivos, assim como os outros que jogarão nas categorias que não tinham jogado.
Na categoria das letras podemos encontrar, não só letras mas também palavras, números e figuras. Na categoria das sílabas, podem constar também palavras, letras e números. Na categoria dos adjetivos, podem estar verbos e nomes, enquanto que na dos números podem aparecer ainda sinais matemáticos e palavras com a escrita do número por extenso.

Regras do jogo:
  • Pescar corretamente na categoria anunciada
  • Trocar de posição com o colega do mesmo grupo
  • Aceitar os resultados do jogo

Após o jogo:
  • Reflexão sobre a prestação dos grupos(professores e alunos)
  • Discussão e apresentação de propostas, que visam melhorar a atuação dos participantes, tendo em conta os objetivos traçados

Sugestões/variantes:
O professor pode ainda montar o cenário de uma outra forma:
Apresenta aos alunos todos os materiais misturados, cria cestos com nomes das categorias, as crianças vão pescando de acordo com o solicitado pelo professor. Depois da pesca, vão distribuindo os “peixes” pelos cestos, conforme o quadro abaixo:








Letras
Sílabas
Adjetivos
Números
A
a
v
y
H
ç
se
la
ma
ka
ti
ga
lindo
pequeno
alegre
triste
magro
inteligente
1
3
10
8
2
4



Autores: 


José António Furtado Tavares
Maria Helena Pereira Furtado
Iolando Correia Gomes






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