terça-feira, 24 de julho de 2012

brincadeira: Aranha


Aranha

Idade: A partir de 6 anos
Duração: 10 a 15 minutos
Objetivos:
  • Motivar os alunos a se conhecerem uns aos outros
  • Oportunizar que os alunos descubram as preferências dos colegas
  • Promover a participação oral
Materiais: quadro, giz e apagador ou papel e caneta/lápis
Participantes: alunos e professor
Procedimentos:
  1. O professor desenha uma aranha com oito patas (quatro de cada lado) no quadro.
  1. O professor escreve seu nome no corpo da aranha. Em seguida, escreve uma informação a seu respeito em cada pata da aranha, que podem ser palavras, números ou datas.
  2. Essa informação pode ser escrita com palavras ou números (Exemplo: Abacaxi – fruta que mais gosta; 160 - números de alunos de suas turmas).
  3. O professor não deve revelar o que cada informação significa.
  4. A turma é dividida em dois ou mais grupos, dependendo da quantidade de alunos.
  5. O professor explica a regra do jogo: o grupo tem uma chance para descobrir o que cada informação (palavra ou número) significa.
  6. Se o grupo acertar, ganha um ponto. Se errar, não marca ponto. E, passa a vez para o próximo grupo.
  7. Quando o grupo acerta a informação, o professor faz um círculo ao redor dessa palavra ou número e marca ponto para aquele grupo.
  8. Cada grupo faz uma tentativa e passa a vez para o próximo, independentemente de ter acertado ou não.
  9. O jogo acaba quando todas as informações forem descobertas.
  10. É considerado vencedor o grupo que tiver mais pontos.
  11. Em caso de empate, haverá dois ou mais vencedores.
Observações:
  1. O professor pode incentivar os alunos a jogarem em pequenos grupos (duplas, trios etc.), criando suas próprias aranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário