À
BUSCA DO TERRITÓRIO OU DONDE VEM O SOM.
Faixa
etária: dos 6 aos 14 anos.
Número
de participantes: Variável (de
acordo com o n° de alunos e o espaço físico disponível)
Duração:
De 5 a 10 minutos
Proposta
Pedagógica:
- Língua Portuguesa - oralidade (produção de frases/textos, relacionados com os nomes utilizados no jogo).
- Matemática – as quatro operações, números ordinais, comparação de números … a partir do n° de elementos de cada grupo.
- Expressão Musical – Sons vocais (timbre, capacidade expressiva da voz, localização do som, imitação e reconhecimento de vozes dos animais, etc.)
- Ciências Integradas – Tema - Animais.
- Expressão Física-Motora – Lateralidade, noção de espaço...
- Expressão Plástica – Desenho e pintura, modelagem, recorte e colagem...
OBS:
O jogo pode servir de um tema
gerador para trabalhar as diferentes áreas de forma integrada.
Materiais/
recursos: Venda para os olhos,
cartão de identificação.
Objetivos:
- Imitar vozes dos animais;
- Reconhecer vozes do animais;
- Encontrar o seu território a partir da localização do som.
Procedimentos:
Antes
do jogo:
- -- Motivação dos alunos para o jogo;
- Preparação do espaço de forma a evitar que haja acidentes e permitir maior mobilidade dos alunos durante o jogo;
- Formação dos grupos com a respectiva identificação dos elementos e dos chefes;
- Explicação das regras do jogo e os cuidados que os alunos devem ter durante o jogo;
Durante
o jogo:
- Os alunos de olhos vendados ficam espalhados no centro do espaço;
- Os chefes de cada grupo ocupam cada um o seu território e começa a imitar a voz do animal que representa de forma repetitiva;
- Os elementos de cada grupo, de olhos vendados, têm de localizar o seu território, seguindo o som do animal que o seu grupo representa;
- Se um grupo conseguir reunir todos os elementos no seu território ante do tempo estipulado,o jogo termina e este será o vencedor;
- Caso nenhum dos grupos conseguir reunir todos os elementos dentro do tempo estipulado, vence aquele que tiver maior número de elementos no seu território.
Após
o jogo:
- Após o jogo, o professor reúne os alunos em círculo, para comentários finais.
- A partir dos comentários feitos, o professor pode introduzir questões relacionadas com o conteúdo da área disciplinar que pretende trabalhar a seguir.
Sugestões/
variantes:
O
jogo pode ser adaptado para cada área disciplinar de acordo com
alguns exemplos:
- Língua Portuguesa- Formar território com classes de palavras(adjetivos, substantivos, verbos , pronomes...)
- Ciência Integradas – Formar território com classe de animais( alimentação, revestimento do corpo, locomoção, habitat...)
- Matemática - Formar território com figuras geométricas, para classes iniciais, comparação de números, divisores e múltiplos de números...)
Obs:
O jogo pode ser adaptado a todas as classes, aumentando o grau de
complexidade de acordo com o ano de estudo.
Turma AGrupo:
Ângela Paulo
Turma AGrupo:
Ângela Paulo
Euclides
Cabral
Manuel
Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário