Armadilha
Faixa
etária: 6 a 14 anos
Número de
participantes: a partir de três alunos
Duração:
de acordo com número de participantes (15 a 20 minutos, se houver
sete participantes, por exemplo)
Objetivos Pedagógicos:
- Desenvolver o equilíbrio, agilidade, domínio do corpo, atenção e a memória
- Rever e consolidar os conteúdos das diferentes áreas disciplinares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Integradas e Educação Física
Materiais/
recursos: corda ou fita elástica, apito
Objetivos do jogo:
- Indicar os dias da semana pulando a corda sem tocá-la
Procedimentos:
- Dois alunos, um em cada extremidade, passam a corda ou fita
elástica nos pés afastados, formando tipo um canal entre eles, a
uma distância de pelo menos dois metros
- Ao sinal do dirigente, um
outro fica a saltar, entrando e saindo do canal de um e doutro lado,
mas, sempre mantendo um pé dentro do canal formado pela corda
- Mas, ao findar a nomeação dos dias da semana, tem de terminar com todos os pés fora do canal ou com todos dentro à escolha do participante
- Conforme o aluno vai superando os níveis, a corda vai subindo de
altura, seguindo a ordem: tornozelo, joelho e cintura dos dois pivôs
- Se o nível mais alto (cintura) for superado, a corda passa a ser cruzada, do tipo X, recomeçando do tornozelo, passando a corda apenas num pé de cada pivô
Antes do
jogo: os participantes combinam previamente a ordem da
atuação de cada um, ou será definido no dia da semana que o aluno
errar.
Durante o
jogo: o vencedor será encontrado quando um dos participantes
conseguir superar todos os níveis em que a corda é colocada.
Após o
jogo: considerações sobre as dificuldades encontradas
durante o jogo e reflexão sobre as ações de cada participante.
Variantes: pode-se fazer o mesmo jogo, usando nomes de meses do ano, frutas,
cores, animais (cada criança corresponde a uma fruta, cor ou animal)
e outros. É parecido também com o jogo: “Pimba-pomba-laranja...”
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