Jogo da
Saudade
Faixa
etária: de 6 a 12 anos
Número
de participantes: variável- mínimo 6 e máximo 15 a 18
Duração:
20 a 30 minutos, conforme número de participantes
Objetivos
pedagógicos:
ü Revisar
conteúdos
ü Consolidar
conteúdos trabalhados
ü Diagnosticar
pré-requisitos dos alunos necessários à introdução de um tema/conteúdo novo
ü Desenvolver
concentração e atenção.
Objetivos:
ü Dizer
palavras de uma determinada categoria quando chamado, mencionando apenas as que
foram escolhidas pelos colegas que estão no jogo.
Procedimentos:
1-
O professor organiza os alunos em semicírculo de pé ou sentados num espaço
livre e/ou dentro da sala de aula, fazendo uma preparação psicopedagógica:
orientando-os para que tenham atenção e respeitem os colegas.
2- A
cada participante é atribuído um nome (de frutas).
3-
Cada um deve fixar o nome que lhe foi atribuído e dos outros participantes.
4-
O professor fica no meio e vai chamando os nomes dos participantes, um de cada
vez.
Ao
chamar “maçã”, por exemplo, o participante que tiver esse nome responde:
A
- Maçã!
B-
Oi
A-
Que tens?
B-
Saudades
A-
De quem?
B-
De papaia
C-
Papaia... e assim sucessivamente
Quando um participante hesitar,
não responder de quem é que tem saudades ou disser que tem saudades de uma
fruta cujo nome não consta no grupo, ele perde o jogo.
O
jogo termina quando restar um participante, que será o vencedor
OBS:
Os
nomes podem ser escolhidos pelos participantes.
Com
crianças menores pode-se pendurar ao pescoço ou colar no peito as figuras
correspondentes aos nomes.
As
crianças maiores poderão jogar sozinhas sobre a orientação do professor.
Sugestões:
Este
é um jogo que pode ser utilizado para trabalhar diferentes contextos das áreas
disciplinares.
Exemplo:
Na
língua portuguesa, podem ser trabalhadas palavras iniciadas por uma determinada
letra, por exemplo: palavras que começam com a letra A - Ana, arca, árvore...
Ou que terminam com uma determinada sílaba, por exemplo: palavras terminadas em
ão: cão, violão...
Na
matemática podem ser trabalhados:
-
Contagem, por exemplo: cada participante escolhe um número e ao responder que
tem saudades, ele deverá dizer o número a seguir ao seu.
-
Nos múltiplos de números, por exemplo: o múltiplo de 2, o participante ao
responder que tem saudades deverá dizer que tem saudades de 0, 2, 4, 6...
-
Operações, por exemplo: o participante poderá dizer que tem saudades de 5+2 e o
participante que é o número 7 deverá dar continuidade ao jogo.
- Operações, por exemplo: o participante poderá dizer que tem saudades de 5+2 e o participante que é o número 7 deverá dar continuidade ao jogo.
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