Quem
é o escolhido?
Idade:
6 a 12 anos
Duração:
Aproximadamente
de 10 a 15 min
Nº
de participantes: Jogam
todos os alunos da turma
Propostas
Pedagógicas: Introdução,
Revisão, Avaliação de qualquer conteúdo a trabalhar, nas
diferentes áreas curriculares.
Objetivo:
Descobrir o nome de: colegas, animais, lugares, ilhas, etc
Procedimento:
Os
jogadores formam um círculo. O professor escolherá um aluno que
sairá da sala por aproximadamente 2 minutos. Os demais alunos
escolherão um colega que terá que ser descoberto por aquele que
saiu.
Depois
de escolhido, o professor chamará o aluno que está fora da sala. O
aluno deverá fazer perguntas aos colegas, tentando encontrar pistas
que o levará ao colega escolhido pela turma. Caso ele o descubra,
este será o próximo a jogar.
As
perguntas devem ser feitas de forma que os colegas terão duas
respostas como opção: “Sim” ou “Não” (exemplo: Ele é
alto?), pois caso contrário perderá o jogo. Vale ressaltar que o
colega que não for coerente na sua resposta perderá e será ele o
próximo a sair.
Se
ele descobrir o escolhido pela turma, este será o próximo a jogar.
Procedimento:
Um
aluno X sai da sala (aproximadamente 1min e 30s) para observar
o meio.
O
aluno X regressa à sala, faz uma breve descrição do que viu, mas
sem oferecer pistas claras.
Durante
3 minutos, cada colega pensará numa coisa que ele possa ter visto e
faz-lhe perguntas, tentando descobrir pistas que os levem a saber o
que foi observado lá fora.
As
perguntas devem ser feitas de forma que os colegas terão duas
respostas como opção: “Sim ou Quente” e “Não ou Frio”,
pois, caso contrário, perde-se o jogo. Da mesma forma, perde-se o
jogo, o colega que fizer uma pergunta que não leve a essas possíveis
respostas.
Observação:
O/A professor (a) deve
verificar sempre se o aluno que saiu está numa distância que não
possa ouvir quem é o colega escolhido.
A turma deve estar
atenta à resposta de cada aluno (sim/não) para ver se estão a ser
coerentes.
Uma proposta de:
Ídolo Tavares Rocha
Sofia Jónia Gomes
Solange Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário