sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quem é o escolhido ou Lá fora eu vi...


Quem é o escolhido?

Idade: 6 a 12 anos 
 
Duração: Aproximadamente de 10 a 15 min

Nº de participantes: Jogam todos os alunos da turma

Propostas Pedagógicas: Introdução, Revisão, Avaliação de qualquer conteúdo a trabalhar, nas diferentes áreas curriculares.

Objetivo: Descobrir o nome de: colegas, animais, lugares, ilhas, etc

Procedimento:
Os jogadores formam um círculo. O professor escolherá um aluno que sairá da sala por aproximadamente 2 minutos. Os demais alunos escolherão um colega que terá que ser descoberto por aquele que saiu.

Depois de escolhido, o professor chamará o aluno que está fora da sala. O aluno deverá fazer perguntas aos colegas, tentando encontrar pistas que o levará ao colega escolhido pela turma. Caso ele o descubra, este será o próximo a jogar.

As perguntas devem ser feitas de forma que os colegas terão duas respostas como opção: “Sim” ou “Não” (exemplo: Ele é alto?), pois caso contrário perderá o jogo. Vale ressaltar que o colega que não for coerente na sua resposta perderá e será ele o próximo a sair.
Se ele descobrir o escolhido pela turma, este será o próximo a jogar.

Variação:
Procedimento:

Um aluno X sai da sala (aproximadamente 1min e 30s) para observar o meio.

O aluno X regressa à sala, faz uma breve descrição do que viu, mas sem oferecer pistas claras.

Durante 3 minutos, cada colega pensará numa coisa que ele possa ter visto e faz-lhe perguntas, tentando descobrir pistas que os levem a saber o que foi observado lá fora.

As perguntas devem ser feitas de forma que os colegas terão duas respostas como opção: “Sim ou Quente” e “Não ou Frio”, pois, caso contrário, perde-se o jogo. Da mesma forma, perde-se o jogo, o colega que fizer uma pergunta que não leve a essas possíveis respostas.

Observação: O/A professor (a) deve verificar sempre se o aluno que saiu está numa distância que não possa ouvir quem é o colega escolhido.
A turma deve estar atenta à resposta de cada aluno (sim/não) para ver se estão a ser coerentes.

Uma proposta de:
Ídolo Tavares Rocha
Sofia Jónia Gomes
Solange Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário