Forca
Idade:
alunos no período de
alfabetização
Duração:
10 a 15 minutos
Objetivos:
- Consolidar as palavras já ensinadas
- Ensinar a escrita de novas palavras
- Avaliar a escrita do aluno e seu conhecimento das palavras durante a brincadeira
- Descoberta de conteúdos a serem estudados através da brincadeira da forca
Materiais:
quadro, giz, apagador ou papel, caneta, lápis
Participantes:
alunos e professor
Procedimento:
- O professor divide a turma em dois grupos.
- O professor pensa em uma palavra e em seguida, faz tracinhos correspondentes às letras da palavra que pensou. Ele também deve desenhar a forca. Por exemplo, se o professor pensar na palavra “Cordão”, deve desenhar seis tracinhos.
- Em seguida, pede aos alunos que tentem descobrir as letras correspondentes aos tracinhos.
- Quando um aluno diz uma letra correta, o professor coloca-a no traço correspondente. Por exemplo, se o aluno disser “A”, o desenho fica:
- Quando um aluno diz uma letra errada, o professor desenha uma parte do corpo do homem na forca. Por exemplo, se o aluno disser “F”, o desenho fica:
- O grupo ganha quando a palavra for descoberta.
- O grupo perde quando não descobre a palavra e o homem é desenhado completamente, isto é, enforcado.
Variações:
- Em vez de se escolher uma palavra, pode-se escolher uma operação matemática. Neste caso, os alunos dizem algarismos de 0 a 9.
- O professor pode também pedir que descubram uma data importante, como, por exemplo, a data da independência do Brasil. Neste caso, os alunos dizem algarismos de 0 a 9.
Observações:
O
aluno não pode dizer duas letras/números ao mesmo tempo, nem uma
letra ou número que já foi dito antes. Se ele diz uma letra/número
que já foi dita, o professor desenha mais uma parte do corpo na
forca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário