Faixa etária:
Este jogo é recomendado para turmas que ainda não dominam cálculos
simples de memória e deve ser jogado com certa frequência para reforçar os
cálculos de adição.
Números de participantes: três jogadores por turno
Duração do jogo:
Varia de acordo com a quantidade de alunos que irão jogar. Em
média, dura 30 minutos.
Objetivos Pedagógicos:
ü
Diagnosticar o conhecimento dos alunos
para sistematizar alguns conteúdos construídos através de cálculos envolvendo a
operação de adição.
ü
Observar se os alunos utilizam os
cálculos que conhecem de memória para resolver outros que eles não conhecem.
Materiais:
2 dados, 1 tabuleiro, com casas numeradas de 1 a 9, tampinhas de garrafa pet que serão utilizadas
para fechar cada caixa.
Objetivos do jogo: utilizar os resultados dos dados para tentar fechar o maior número
possível de caixas.
Procedimentos:
ü
Nesse jogo, cada jogador, a sua vez,
joga 2 dados. Com todos os números expostos, o jogador fecha as caixas a partir
dos números obtidos.
ü
Outra possibilidade é o jogador lançar
os dados e somar os números que aparecerem e fechar a caixa com o valor do
total conseguido.
ü
Quando as caixas 7, 8 e 9 forem
fechadas, joga-se apenas com um dado.
ü
O jogador deve jogar sucessivamente os
dados, repetindo o procedimento, até o total de pontos não permitir fechar mais
nenhuma caixa. Quando todas as caixas estiverem fechadas ou quando os pontos
não permitirem fechar mais nenhuma caixa, abrem-se novamente as caixas para a
próxima jogada.
ü
Para saber dos pontos alcançados na sua
jogada, o jogador deverá somar os valores das caixas que continuam abertas e
subtrair de 45 (somatório dos valores de todas as caixas, de 1 a 9).
Antes do jogo:
Apresentar as regras do
jogo
Durante o jogo:
Registrar os cálculos
Após o jogo:
Retomar as estratégias
utilizadas pelos alunos que permitiram fechar as caixas
Sugestões:
Proponha situações-problema, “congelando” algum momento da
partida. Utilize o resultado dos dados para discutir com a classe as diversas
opções de caixas que podem ser fechadas. Anote todas as combinações possíveis em
um cartaz e fixe-o na sala: a consulta constante vai ajudar os pequenos na
memorização dos resultados. Observe as estratégias usadas pelas crianças para
calcular os pontos que fizeram ao terminar a rodada e incentive-as a fazer o
registro desse cálculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário