Nomes
Nomes
Faixa
etária: a partir de 6
anos
Número
de participantes: a
partir de 2, sem número máximo
Duração:
ilimitada, no mínimo 10
minutos
Proposta
Pedagógica:
- Revisar ou introduzir conteúdos: Língua Portuguesa, Ciências Integradas, Matemática, Expressões
- Memorizar nomes de animais, plantas, pessoas, países, dependendo do que tiver no quadro
Materiais/
recursos: Giz (dependendo do
espaço)
Objetivo:
conquistar maior número de
casas
Procedimentos:
Antes
do jogo:
Preparação do
quadro onde será realizado o jogo. Este pode ser desenhado com giz
no chão e contém 9 casas onde encontram-se escritas as categorias,
por exemplo: animais, países, frutas, cores...
Ilustração
Nomes
|
Animais
|
países
|
Frutas
|
X
|
Alimentos
|
Cores
|
Apelidos
|
Profissões
|
Explicação e
demonstração das regras e preparação de materiais a serem
utilizados.
Regras:
1. Na primeira
casa utiliza-se os dois pés para entrar e sair, dizendo duas vezes a
categoria da casa que estiver no mesmo;
2. Para as
casas restantes só pode apoiar num pé, dizendo em todas as oito, um
nome da categoria que iniciou.
3. Cada nome
não pode ser repetido.
4. Não pode
pisar a linha dos quadrados.
5. Não pode
parar enquanto estiver a jogar.
6. Qualquer um
dos participantes começa a jogar primeiro,
conforme
combinação entre eles.
7. A casa do
centro não pode ser utilizada por ninguém.
8. Se um
participante passar por todas as casas sem cometer erros, conquista
uma que fica sua propriedade durante o jogo. Este pode utilizar a sua
casa para descansar, mas os outros participantes não podem fazer uso
da casa conquistada, tendo que pular diretamente para a seguinte.
Durante
o jogo: Quando um
participante está a jogar, os outros ficam atentos para ver se ele
não comete algum erro. Caso cometer, sai do jogo e segue o que
estiver a seguir.
Ganha o jogo o
participante que conseguir maior número de casas.
Após
o jogo: Reflexão sobre o
jogo.
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