A
Matemática
Faixa
etária: dos 6 aos 12 anos
Número de
participantes: 2 grupos de 10
alunos
Duração:
10 minutos por cada partida
Objetivos
pedagógicos:
- Avaliar os conteúdos nas áreas de matemática, expressão físico-motora e educaçãopara a cidadania (números e operações; velocidade, equilíbrio e concentração;respeito, espirito de inter-ajuda, entre outro
- Despertar o raciocínio lógico dos alunos
- Rever os conteúdos
- Despertar nos alunos o gosto pela matemática
- Adquirir noção de lateralidade
- Ter o espírito de inter-ajuda
Materiais/
recursos: fichas com números
de 0 a 9, fichas com operações, saquinho ou
caixas vazias,
quadro, giz, marcadores, tesoura e alunos.
Objetivo do
jogo: conseguir pontuação
mais alta, respondendo corretamente as
questões e realizando cálculo
mental mais rapidamente do que o outro grupo
Procedimentos:
Antes
do jogo:
preparação dos materiais,
formação de grupos de alunos, escolha do nome
dos grupos,
distribuição das fichas com os números (sendo que cada aluno
recebe uma
ficha com um número de 0 a 9), apresentação das regras
do jogo :
1ª- o aluno
tem que posicionar-se corretamente ao lado da professora (o grupo A
no lado
direito e o grupo B no lado esquerdo);
2ª- o aluno
deve colocar as fichas com os números na posição correta (2 x 6 =
12 o aluno
não deve colocar o 2 à frente do 1);
3ª- cada
partida corresponde a 1 ponto, que será atribuído ao grupo que se
posiciona
corretamente;
4ª vence a
partida, o grupo que conseguir o maior número de pontuação.
Durante
o jogo: a
professora, à frente da turma com o saco contendo fichas com
oper
ações, lê em voz alta as operações e os alunos resolvem-nas
mentalmente. Os alunos com
as fichas do resultado correm ao encontro
da professora, posicionando corretamente ao
seu lado.
Após o
jogo: análise do resultado do jogo, com a finalidade de
motivar e despertar nos
educandos o gosto pela matemática.
Obs: A união
do grupo influencia no resultado do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário