Bingo Matemático
Faixa etária
Este jogo é recomendado para turmas que dominam cálculos simples
de memória e deve ser jogado com certa frequência para reforçar a tabuada
Número de participantes
Todos os alunos da turma poderão jogar
Duração do jogo
Em média, dura 30 minutos
Objetivos Pedagógicos
ü
Diagnosticar o aprendizado da turma
para sistematizar alguns conhecimentos construídos através de cálculos
envolvendo as quatro operações
ü
Observar se os alunos utilizam os
cálculos que conhecem de memória para resolver outros que eles não conhecem
ü
Abordar as quatro operações matemáticas
ü
Memorização da tabuada
Materiais
Cartelas de bingos que podem ser confeccionadas pelos próprios
alunos, conforme modelo abaixo, marcadores, que podem ser grãos de feijões,
fichas contendo as expressões numéricas, uma garrafa pet para colocarmos as
fichas das expressões.
Objetivos do jogo: completar a cartela antes dos colegas e gritar "Bingo!"
Procedimentos
ü
Para dar início a partida, cada aluno
deverá colocar sobre o centro da mesa a sua cartela, com os números voltados
para cima
ü
Deve-se escolher quem irá cantar os
números
ü
Vale frisar que todos os jogadores
deverão estar atentos aos números cantados, pois estes só serão repetidos 3
vezes
ü
Quando as fichas, contendo as
expressões numéricas, forem chamadas, uma a uma, os alunos terão um tempo de 30
segundos para resolver as continhas
ü
Se o jogador, ao resolver a expressão
numérica, observar que na sua cartela há o resultado obtido, ele deverá marcar
a casa com o grão de feijão
ü
As fichas serão cantadas até que um
jogador preencha todas as casas
ü
O jogador que preencher todas as casas
deverá gritar “Bingo!” para encerrar
o jogo
ü
Deve-se conferir a cartela desse
possível ganhador
ü
Se ele tiver gritado "Bingo!" sem ter
preenchido todas as casas, ele será excluído do jogo
ü
Todavia, se todas as casas tiverem sido
preenchidas corretamente, ele vencerá o jogo
OBS: O mesmo
procedimento será feito se tivermos mais de um possível vencedor
Sugestões
Para revisar algum conteúdo abordado em
sala de aula, pode-se substituir os números por sílabas, nomes de personagens
históricos etc.
Boa ideia!... Sugiro colocar fonte de onde foi encontrado o modelo da sugestão.
ResponderExcluir