Vai à Pesca
Faixa
etária: 6 a 13 anos
Número
de participantes: 2 a 4 alunos por cada ronda do jogo
Duração:
45 minutos
Objetivos
pedagógicos:
- Aprender de forma descontraída
- Diagnosticar as dificuldades dos alunos para posterior reforço das aprendizagens
- Estimular nos alunos o fair-play e o espírito competitivo
- Desenvolver a capacidade de comunicação (oral e escrita)
- Reforçar as aprendizagens nos vários domínios
- Desenvolver a capacidade de observação cuidada e raciocínio
- Levar os alunos a: diferenciar letras e números,palavras, sílabas e imagens; classificar as palavras quanto à morfologia; identificar os sinais matemáticos.
Materiais/recursos:
fichas de cartolina com palavras, números, letras, sílabas, sinais
matemáticos, etc.
Objetivo
do jogo: pescar corretamente na categoria anunciada, pescando o
maior número de 'peixes' possível.
Procedimentos
Antes
do jogo:
Preparar
os materiais:
- fichas com palavras, letras, números, sinais matemáticos, imagens, sílabas, nome das categorias, escritas do nome dos números;
- cestos para depositar as palavras pescadas.
Explicar
as regras e a finalidade do jogo aos alunos
Formar
as equipas que vão jogar
Durante
o jogo:
O
professor acompanha e orienta o jogo mediante as regras
estabelecidas;faz as anotações pertinentes (registra as
dificuldades dos alunos, incentiva os que atingiram os objetivos
traçados, encoraja os que apresentaram maiores dificuldades a não
desistirem...)
Como
se joga:
Em
grupos os alunos vão à pesca, de acordo com a proposta lançada
pelo professor, durante cinco minutos, podendo trocar de posição
com o colega do grupo, conforme o quadro abaixo:
Nomes/Jogadores
Categorias/mares
Letras
Sílabas
Adjetivos
Números
Márcia
X
Paulo
X
Iolando
X
Sónia
X
Na
segunda rodada a Márcia que antes pescou no mar das letras, pode
pescar no mar dos números, sílabas ou adjetivos, assim como os
outros que jogarão nas categorias que não tinham jogado.
Na
categoria das letras podemos encontrar, não só letras mas também
palavras, números e figuras. Na categoria das sílabas, podem
constar também palavras, letras e números. Na categoria dos
adjetivos, podem estar verbos e nomes, enquanto que na dos números
podem aparecer ainda sinais matemáticos e palavras com a escrita do
número por extenso.
Regras
do jogo:
- Pescar corretamente na categoria anunciada
- Trocar de posição com o colega do mesmo grupo
- Aceitar os resultados do jogo
Após
o jogo:
- Reflexão sobre a prestação dos grupos(professores e alunos)
- Discussão e apresentação de propostas, que visam melhorar a atuação dos participantes, tendo em conta os objetivos traçados
Sugestões/variantes:
O
professor pode ainda montar o cenário de uma outra forma:
Apresenta
aos alunos todos os materiais misturados, cria cestos com nomes das
categorias, as crianças vão pescando de acordo com o solicitado
pelo professor. Depois da pesca, vão distribuindo os “peixes”
pelos cestos, conforme o quadro abaixo:
Letras
Sílabas
Adjetivos
Números
A
a
v
y
H
ç
se
la
ma
ka
ti
ga
lindo
pequeno
alegre
triste
magro
inteligente
inteligente
1
3
10
10
8
2
4
Autores:
José António Furtado Tavares
Maria Helena Pereira Furtado
Iolando Correia Gomes
José António Furtado Tavares
Maria Helena Pereira Furtado
Iolando Correia Gomes
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